Lilypie Fifth Birthday tickers

Lilypie Second Birthday tickers

Do tempo que vai passando

Fizeram-se os dois meses de Clara em nós. Pois em mim já se contam alguns mais. A menina cresceu, tem bochechinhas redondas e coxas muito rechonchudas. Continua a espantar-me olhá-la, perceber que saiu de mim, que a sua carne se tornou carne no interior de mim. Este milagre que é da vida se fazer vida... continua a ser sempre um delicioso mistério.

Engordou 1,2kg está com 4,750 e mede 54cm... tem mais ou menos o tamanho que o irmão tinha com 1 mês... mas as curvas dos percentis vão sendo galgadas e chegou ao 25 (hehehe).

E o tempo vai passando e nela fizeram-se também 3 meses... desta vez menos redondos, completou 5kg e a mãe ficou alarmada... não será muito pouco. Disseram para dar o benefício da dúvida, tinham passado 3 semanas e não um mês completo de uma pesagem a outra.. No tamanho está quase uma Top Model, 58cm e já se nota o seu corpo a encher o colo. É menina na curva do 25...

Tem umas bochechinhas cada vez mais cheias e deliciosas e continua basicamente muito sossegada. Coloco-a reclinada no carrinho e ela segue-nos com o olhar e já começa a desafiar: aguii arruuu, abana os bracinhos e as pernas pedindo atenção. Dorme cedo e pela manhã dentro a maioria das vezes, mamando entre a meia noite e a uma, entre as 5h e as 6h, às nove e ainda dorme até mais tarde um pouquinho, pelas 10h ou 11h é que desperta.

Sei que não lhe presto o devido registo, pintando-a apenas com estas objectivas palavras, mas a cabeça não deixa, e talvez até o cansaço. Guardo para já no bolso, e um dia aqui chegarão as palavras do meu encanto por ela.

*

O João continua delicioso e desconcertante, alternando o humor conforme o vento, esteve em casa até à semana passada, pois voltou a ficar doente, desta vez de nada, ou uma virose. Está no auge do seu ciúme, ao ponto de ter dito que não quer a mana, para a levar de volta para o hospital... outras vezes gosta muito dela e quer abraçá-la e beijá-la e lambê-la... mas é evidente que a presença da bebé o deixa basicamente irritado e confuso. Não sabemos muito bem como agir... já tentamos um pouco de tudo, e até o erro pode ter sido esse... ter centrado demasiado a nossa atenção nas emoções dele, querendo prevê-las, impedindo que a vinda da mana fosse uma coisa natural. Depois cruzo-me com as mamãs dos bebés que nasceram quando a Clara, e aquelas que já tinham outros filhos, todos dizem que não há ciumes nenhuns...

Mas a parte deliciosa do João é que ele é espirituoso e brilhante nas suas deduções, a inventar palavras mais correctas que as verdadeiras: Arrumário (para armário) cozinhor (para cozinheiro), a ensaiar os tempos verbais que no passado e no futuro por vezes ainda são baralhados. O r do meio que não sai e fica vêde, poto, teato... e as outras palavras ditas com correcção. Conhece todos os sítios por onde já passou, reconhece para onde vai consoante o caminho... vê ao longe e nunca se esquece de referir: ali foi onde fomos ouvir o nosso fado... por aqui vamos a casa do Thiago... aqui é para a casa do tio vasco, pois é, ou melhor poijé... colocado no fim de quase todas as perguntas afirmadas.

Sei que no meu cansaço, é nele que por vezes não consigo segurar a minha tensão... mas se há coisa que o meu príncipe sabe fazer muito bem, é tirar-me do sério... continua mãe-dependente, parece cada vez estar mais, agora é uma questão de direitos de primogénito. Sei que muitas vezes me apetecia desligar-me e só dormir, sem mais nada, para recuperar todo o auge das forças... vamos alternando, mimos com imposições, beijos com castigos... Oxalá possa crescer e ir aprendendo a respeitar os outros, a conhecer os limites... sem se esquecer que o amamos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

8 brilhos:

Isabel disse...

Minha querida,

que bom é saber notícias vossas...
A fase que o pequeno João atravessa é normal, medir forças com os pais, testar os nossos e os seus limites é algo que acontece muito frequentemente e que muitas vezes nos leva ao desespero, ainda mais com o cansaço que deve estar acumulado em ti, mamã.
Às vezes, levar as birras com uma brincadeira resulta muito bem, outras não, há que ir experimentando.
Um grande beijinho e muita força, sei bem pelo que estás a passar, ainda mais com 2..
;)

Loira disse...

Jane: calma, o meu faz essas coisas e não tem irmãos ;). Os ciúmes costumam aparecer mais para a frente, qd os manos começam tb a dar nas vistas... no caso do João, podem ter aparecido mais cedo, pq, 1º, as crianças n são todas iguas e, depois, pq ele esteve doente e passou mais tempo em casa convosco. Em relação às outras pessoas não falarem dos ciúmes, se clahar os filhos delas até os sentem, mas elas não têm coragem de admitir.
O amor por um irmão constrói-se. Os pais facilmente se apaixonam pelos filhos... os irmãos precisam de tempo. O João tem os sentimenos confusos. Tâo depressa adora a irmão como não gosta dela. É normal.
beijo

Helena disse...

não fosse a poesia das tuas palavras, diria que poderiam ter sido escritas por mim...
beijocas

Sónia disse...

Já se passaram 3 meses :)
Gerir os ciumes deles não deve ser fácil..j´imagino o que irei passar quando tiver o 2º....

beijos nossos

RB disse...

Como tenho medo de alguns desses acontecimentos, embora os veja como naturais, mas custam, se custam!
Um beijo nesse coração de mãe

RB disse...

saudades de te ler!!!

beijo

Pietra disse...

Oi!
Gostei de vos conhecer...
Às vezes precisávamos de alguns momentos só nossos para podermos descansar e repor energias, não é?!
Bjs

Docinho disse...

Posso simplesmente assinar em baixo?
Mudo apenas os tons... e as idades respectivas...